Natureza e Consequência

Natureza e Consequência

Jorge Pinheiro 4

 

Dr. Jorge Pinheiro

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão Deus.
Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus.

(Mateus 5:7-9)

Esta é uma porção das Beatitudes ou Bem-aventuranças, que dão início ao que é considerado o primeiro grande sermão de Jesus – o Sermão no Monte. Mais concretamente, por sua ordem de enunciação, a quinta, a sexta e a sétima.

As Bem-aventuranças são em número de oito (ou nove, se subdividirmos a última em duas) e apresentam todas a mesma estrutura:

• Declaração de bem-aventurança (bem-aventurados).
• Caracterização ou natureza da bem-aventurança (os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores).
• Justificação e consequência dessa bem-aventurança (porque alcançarão misericórdia, porque verão Deus, porque serão chamados filhos de Deus).

Concluímos assim que, usando a primeira destas bem-aventuranças como exemplo, a consequência de sermos misericordiosos é alcançarmos misericórdia. Este mesmo raciocínio pode ser aplicado a todas as bem-aventuranças e as conclusões seguirão o mesmo padrão.

Também poderíamos enunciar a bem-aventurança em sentido inverso e, assim, teríamos:

• só alcança misericórdia quem for misericordioso;
• só verá Deus o que for limpo de coração;
• só poderá ser chamado filho de Deus o que for pacificador.

De uma maneira ou de outra, podemos sempre concluir que a característica ou natureza da bem-aventurança (os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores) e a consequência (alcançar misericórdia, ver Deus, ser chamado filho de Deus) estão interligadas e interdependentes – uma não existe sem a outra.

Ou seja:

• só podemos alcançar misericórdia se formos misericordiosos;
• só podemos ver Deus se formos limpos de coração;
• só podemos ser chamados filhos de Deus se formos pacificadores.

Há, então, um apelo a adquirimos essa característica, essa natureza para podermos alcançar a sua consequência.

Convenhamos que é agradável gozarmos as consequências prometidas e garantidas mas que nem sempre é fácil obter e permanecer nessa característica. Ou seja, se não formos limpos de coração, só poderemos ver Deus se houver uma mudança da nossa natureza. Se isso não se verificar, se não nos esforçarmos por adquirir uma nova natureza, nunca poderemos alcançar o alvo desejado.

Tenhamos sempre presente: uma (a natureza) não pode passar sem a outra (a consequência) – elas estão interligadas, elas são interdependentes.

Podemos também concluir que, mais do que uma promessa, o resultado, a consequência é uma garantia que nos é dada.

Ou seja: podemos ter a certeza de que veremos Deus se formos limpos de coração, de que alcançaremos misericórdia se formos misericordiosos, de que seremos chamados filhos de Deus se formos pacificadores.

Um segundo aspecto que gostaria de abordar é o contexto maior destas bem-aventuranças. Elas inserem-se na grande mensagem que foi o tema central do ensino de Jesus – o Reino de Deus (ou dos céus).

Logo na primeira bem-aventurança, o Reino dos céus está presente – Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. A mesma expressão surge na última bem-aventurança: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Ou seja: as bem-aventuranças começam e acabam com uma referência ao reino.

Mas se avançarmos, verificamos que todo o restante Sermão no Monte está repleto de referências ao Reino dos Céus que é nele todo caracterizado.

Na própria oração do Pai-nosso, a oração mais conhecida da cristandade, do cristianismo e do mundo em geral, encontramos a referência ao Reino. Ela também começa e termina com referência ao Reino: Venha o Teu reino e: Porque Teu é o reino, o poder e a glória.

E ao longo do restante ministério de Jesus, nas Suas parábolas e nos Seus outros sermões, a referência ao reino é uma constante.

E tal como as Bem-aventuranças e o Pai-nosso começam e acabam com uma referência ao reino, assim também a vida de Jesus. Ela começa com a pregação do arrependimento porque é chegado o Reino, e termina com a Sua entronização na cruz de vergonha e dor. Sobre ela, a declaração: Jesus Nazareno, rei dos Judeus (João 19:19).

Todo o reino (ou país) tem uma constituição que é um documento legal dos direitos, deveres, liberdades e garantias dos cidadão pertencentes a esse reino. De igual modo, podemos dizer que o Reino de Deus se rege por uma constituição. Não nos custa admitir que o Sermão no Monte se ergue como essa constituição e que as Bem-aventuranças são o seu preâmbulo.

Ao descermos ao pormenor e à natureza das Bem-aventuranças, fácil é concluir que o cidadão do Reino de Deus se caracteriza:

• não por aquilo que tem mas por aquilo que é;
• não pelo contingente mas pelo que é permanente;
• não pela aparência, mas pela essência;
• não pelo conjuntural mas pelo estrutural;
• não pelo transitório mas pelo permanente;
• não pela forma mas pelo conteúdo;
• não pelo provisório mas pelo consistente.

Bem-aventurados os misericordiosos, os que têm um coração inclinado à miséria, os que não viram as costas à miséria, mas elevam ao nível do coração os que vivem na miséria;

Bem-aventurados os limpos de coração, aqueles que no mais profundo do seu ser e não apenas à superfície, são limpos, sem mancha, sem sujidade;

Bem-aventurados os pacificadores, os que não apenas ficam e vivem em paz no meio das maiores tormentas, mas os que promovem a paz, levando a paz, o bem-estar a um ambiente desestruturado e alienado.

Porque se queremos ser bem-aventurados, tenhamos então um coração aberto à miséria alheia, vivamos uma vida íntegra e pura, guiada por valores perenes, sejamos promotores da paz, porque assim alcançaremos misericórdia, veremos Deus, seremos chamados filhos de Deus.