Como Seria o Deus feito Homem?

COMO SERIA O DEUS FEITO HOMEM?

“Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que

 tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos

são purificados…” (Lucas 7:22) 

Existem religiões para as quais seria normal um deus tormar-se homem ou um homem tornar-se um deus. Aliás, para certas sociedades politeístas e até panteístas é natural surgir mais um deus de vez em quando. Porém, se analisarmos o assunto, num contexto mais profundo, como seriam as coisas no caso de Deus Se fazer homem? Como seria o Deus feito homem? Não me refiro a mais um deus numa sociedade politeísta, (que adora muitos deuses) ou panteísta, (que diz que tudo é deus) mas ao deus dos hebreus! Como seria o Deus connosco? Quais as Suas características, que se evidenciariam no nosso meio?

As sociedades monoteístas aceitam a existência de um único Deus, grande, mui poderoso e que tudo sabe, mesmo antes de os aconteciemntos terem lugar. Em face disso, seria lógico pensar-se que, muito antes de Deus Se fazer homem, haveria profecias sobre o assunto, relatando pormenores do que iria acontecer mais tarde. Tudo isso para dar mais autenticidade ao acontecimento. Foi o que aconteceu com as inúmeras profecias acerca do Messias, que vieram a cumprir-se na Pessoa de Jesus Cristo.

Seria de esperar que o Enviado de Deus, e Deus mesmo, chegasse até nós de um modo invulgar. Se Deus é o Criador de tudo, incluindo a vida humana, o Deus encarnado não precisaria de um pai terreno.

Também seria lógico que o Universo físico assinalasse o Seu aparecimento ou nascimento como homem e que os Seus súbditos angélicos o manifestassem. Tudo isso aconteceu com Jesus. De que, pois, poderemos queixar-nos? Que as provas não foram suficientes de modo a podermos identificá-Lo e aceitá-Lo?

Gerado pelo Espírito Santo, sem necessitar de um pai terreno, houve uma estrela que assinalou o Seu nascimento, os Seus anjos cantaram louvores a Deus e divulgaram o acontecimento aos pastores.

Não faria sentido que o Deus incarnado possuísse todos os defeitos próprios dos mortais. O Deus connosco teria de ser perfeito, uma Pessoa impecável em toda a linha, sem pecado e com poder sobre todas as coisas. Iria evidenciar Quem era, não só através de palavras sábias, mas também de milagres, prodígios e maravilhas. Para além do poder que exerceria sobre as forças da Natureza, as forças do mal e as doenças, essa Pessoa especial demonstraria entre nós que possuía poder sobre a morte. Foi tudo isso que aconteceu com Jesus cristo.

O Deus incarnado não teria entre nós quaisquer impedimentos ou restrições, fosse sobre o que fosse, a não ser a limitação que a Si mesmo Se impusesse. Jesus não fez ainda mais milagres do que os necessários porque isso já evidenciaria um vedetismo, uma arrogância ou espectacularidade imprópria de uma Pessoa humilde a que o Filho de Deus se propôs. Fazer mais milagres do que Jesus fez… seria ultrapassar os limites que Deus impôs.

Mas… por que é que Se deixou matar?! Para nos salvar! Além disso Ele já tinha previsto a ressurreição, que constituía o maior sinal da Sua Divindade! Aliás, quando Lhe pediram um sinal de que era o Messias, Jesus remeteu esse assunto para a ressurreição, do seguinte modo: “Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da Baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra” (Mat. 12:39, 40).

Será que, para aquelas pessoas crentes, Jesus iria fazer algo mais? Bem, mandou Pedro ir ter com Ele por cima das águas, explicou aos Seus discípulos a parábola do semeador em pormenor e teve várias outras atenções para aqueles que O seguiam e que O aceitaram como Senhor e Salvador. E àqueles três apóstolos muito chegados, Jesus levou-os ao cimo do Monte Tabor onde lhes mostrou a Sua glória. Os Seus vestidos começaram a ficar muito brancos e resplandecentes. Jesus mostrou-Se ali ao natural, como Ele é na realidade. Gostei muito desta passagem. O Filho do Deus vivo, o Emanuel, iria certamente fazer isto, nem que fosse para um número muito limitado de pessoas! Ele estava interessado em mostrar a Sua glória aos que são d’Ele e a minha lógica diz-me que isso teria de acontecer para o quadro ficar completo! Ainda hoje o senhor tem um tratamento especial para com aqueles que se chegam mais para Ele!

O Deus feito homem teria de mostrar poder sobre as forças do mal, sobre as enfermidades, sobre as forças da natureza e sobre a morte! Deveria ir ao outro lado da vida e regressar para dar mais confiança e certeza aos seus discípulos! Jesus fez tudo isso, demonstrando que era a Pessoa que afirmava ser!

Agostinho Soares

Deixar uma resposta