LUTERO: “QUE O SENHOR TE DESPOJE DO HOMEM QUE ERAS”

LUTERO: “QUE O SENHOR TE DESPOJE DO HOMEM QUE ERAS”
Comparativo entre Teatro e História
JTP29
© João Tomaz Parreira
John Osborne (1929-1994), um dos mais importantes dramaturgos britânicos do século XX, escreveu em 1961 uma peça de grande fôlego, quer de encenação e representação quer de texto, intitulada “Lutero”. Com um conteúdo religioso, com referências bíblicas nas falas das personagens ( “nunca os olhos viram nem os ouvidos escutaram tão maravilhosas cousas como as que Deus preparou para os que O amam” ), por exemplo, Martinho diz “Sou um verme e não um homem”, referência ao Salmo 22; com uma contextualização histórico temporal no século XVI. Contudo, não deixa de ser uma peça de teatro que se insere na escola do realismo social.
Osborne constrói um Lutero impetuoso e excessivo, cheio de dúvidas iniciais, consciente de que era um pecador à procura da Graça divina. Está caracterizado também pelo estilo dramatúrgico que fez escola no teatro inglês do anos 50, a personagem como herói egocêntrico, os diálogos e os monólogos extensos. Este aspecto é relevante na peça, porque recupera para o século XX um dos principais aspectos da vida de Lutero, como um pregador.
O teatro de Osborne, não trunca a vida de Lutero, nem o que o monge agostinho representou para a Reforma protestante. Recorrendo ao que os comparatistas fazem, compaginando as relações literárias entre obras, a biografia de Lutero dá inteiro suporte à peça que referimos.
“Lutero” abre a cena do primeiro Acto com o pronunciamento dos votos definitivos do futuro Reformador quando entrou na vida monástica, em 1506, em Erfurt:
“O Prior (para o jovem Martinho): Senhor, àquele que foi vosso desígnio revestir do hábito desta Ordem, investi-o também da vida eterna”
Despe o casaco de Martinho
“O Prior: Que o Senhor te despoje do homem que eras e das suas obras. Que o Senhor de ti faça um novo homem.”
“Martinho: Eu, irmão Martinho, professo e prometo obediência a Deus todo poderoso, à sagrada Virgem e a vós, meu irmão Prior deste convento”
O Prior abençoa-o enquanto Martinho se prosterna no chão, com os braços  abertos em cruz.( Osborne, John, “Lutero e duas Peças Inglesas”, Portugália Editora, 1969)
É necessário colocar esta informação da dramaturgia sob o óculo da história da Reforma, que é no fundo a história da vida de Lutero. O veredicto comparatista dessa história, que, por exemplo, podemos ler com mais ou menos pormenores em Lucien Febvre (“Martinho Lutero Um Destino”), Owen Chadwick, Richard Stauffer ou Albert Greiner (teólogo, 1918-2013) (“Lutero-Um ensaio biográfico”).
Este último autor escreveu na obra referida, que “Lutero teve de submeter-se às etapas habituais da iniciação monástica. A toma solene do hábito comportava uma breve oração litúrgica que expressava bem o voto de Lutero: “Que o Senhor te revista do homem novo, criado segundo Deus  em justiça e santidade que produz a verdade”- disse o prior” (Greiner, Albert, “Lutero”, Editora Sinodal, 1969,  pág.26)
É ainda mais rara a apreciação, que acaba por ser uma análise espiritual do que levou Lutero ao convento, aquela sob o olhar do influente historiador francês Lucien Febvre (1878-1956):” A 17 de Julho de 1505, pela manhã, um jovem laico transpunha a porta do Convento dos Agostinhos de  Erfurt. Vinha procurar no claustro um refúgio contra os males e perigos do século. (…) O hábito que este jovem inquieto e atormentado pedia para vestir, o hábito de lã áspera dos eremitas agostinhos, um dia dele se devia despojar e trocá-lo pela toga forrada de professor.” Lucien Febvre diz que a “clausura de Lutero não é uma farsa”.  O ter querido ser monge e tê-lo sido com paixão durante anos.
Lutero entrou no convento para encontrar paz, a certeza feliz da salvação. No entanto, Lucien Febvre escreve que “ no convento, de 1505 a 1510” Lutero pode medir a “decadência do ensino cristão” e experimentou “até ao âmago da sua alma sensível a pobreza desoladora da doutrina das obras”.
Dentre os livros que serviram de comparação para respaldar o dramaturgo inglês no que diz respeito ao drama íntimo de Lutero, sublinho o calvinista helvético Richard Stauffer(1921-1984), que em “A Reforma 1517-1564”, diz o seguinte: “Ora, apesar da sua fidelidade à regra, Lutero não encontrava a paz a que aspirava. “Sob a capa da santidade e da confiança na minha própria justiça” – escrevia mais tarde Lutero.
Tudo se iria tornar mais evangélico e, se quisermos, mais límpida e profundamente paulino na vida e acção, ensino e estudos de Lutero entre 1513 e 1518, quando a regra da Sola Fide e a convicção de que o justo viveria pela Fé tomaram conta do coração, do espírito e da mente do autor das 95 Teses.
Um dos mais proeminentes e eficazes historiadores da Igreja e da Reforma, o britânico Owen Chadwick ( 1916-2015), escreve que durante aqueles anos “ a sua compreensão paulina estava a crescer em precisão, clareza e maturidade.”
Com os historiadores que citei, comparativamente, fica-nos a certeza de que o dramaturgo John Osborne não só seguiu a história, como também lhe acrescentou uma pitada de realismo social e religioso que desmitologiza Lutero.
A peça coloca-nos mesmo no ambiente da época e perante algumas das personagens que mais desejavam impedir o trabalho reformador de Martinho, sobretudo a partir de 1516, caracterizado bem por um ditado da época, segundo o qual “Erasmo pôs o ovo e Lutero chocou-o”.
Refiro as duas sombras negras ao dominicano João Tetzel e ao cardeal Cajetan. Algumas das falas destas personagens, mostram como eram hostis a Lutero pela oposição deste às Indulgências e ao poder papal.
Tetzel, pregador das Indulgências, proclama: “as indulgências são a mais preciosa e a mais nobre dádiva de Deus aos homens”. Era o homem que acusava Martinho de que a sua “heresia nem sequer é original. Não difere da de Wyclif ou de Hus.”
Noutro passo da peça, à pergunta de Martinho a Cajetan, “Posso ver as instruções do Papa?” O cardeal responde “Não, meu querido filho, não podeis. O que vos pedimos é que confesseis os vossos erros. Que mantenhais severa vigilância sobre as vossas palavras”.  Martinho Lutero, na peça, ingenuamente,  ainda responde “baseio a minha defesa inteiramente nas Sagradas Escrituras”, e Cajetan responde: “ Só o Papa tem poder e autoridade quanto a todas essas matérias”. As matérias apologéticas, finalmente, seriam que as indulgências eram inválidas e que o homem “deve ter fé na Graça que lhe é concedida.”  ©