A NATUREZA GEME e NÓS GEMEMOS e O ESPÍRITO GEME

A NATUREZA GEME e NÓS GEMEMOS e O ESPÍRITO GEME
“Sinais de vida da Terra estão a piorar e cientistas voltam a fazer um aviso”, Jornal Público, 2021julho28, Teresa Sofia Serafim.

2018julho21 Casamento Ana

 

Samuel R. Pinheiro

É com o coração pesado que escrevo esta partilha. Não se escreve de ânimo leve sobre as catástrofes que estão a assolar o planeta, principalmente quando acreditamos que o Criador fez tudo bem feito, e avaliou a Sua obra com um “muito bom”. Foi assim que o homem começou tendo um jardim como residência, incumbido por Deus para o guardar, cuidar e manter como mordomo.
As notícias multiplicam-se cruzando extremos das avalanches por precipitações de monta que em pontos minutos arrastam tudo na sua passagem, e no mesmo continente ou noutros continentes incêndios devastadores que já experimentámos no nosso país.
A Bíblia apresenta-nos a queda provocada pela desobediência do ser humano ao Criador, como a causa que ao longo da História continua a repetir-se. Depois do primeiro casal ter sido expulso do jardim, a rapidez da corrupção, violência, crime, prepotências precipitaram-se e o estado de coisas tornou-se insuportável para o próprio Deus. O que o destruidor pretendia era pôr um ponto final no plano de salvação já anunciado pelo Senhor dos céus e da terra quando se dirigiu ao tentador: “O descendente da mulher te esmagará a cabeça, enquanto tu lhe ferirás o calcanhar.” (Génesis 3:15b – O Livro).
Deus avisara sem margem para dúvida. “O SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden para que o guardasse, cultivasse e cuidasse dele. E deu-lhe o seguinte aviso: ‘Podes comer de toda a árvore que está no jardim, exceto da árvore da consciência; porque o seu fruto é o do conhecimento do bem e do mal. Se comeres desse fruto, ficas condenado a morrer.’” (Génesis 2:15-17 – O Livro). O homem no uso do dom da liberdade fez o que Deus lhe ordenou não fizesse e a morte veio imediatamente no sentido espiritual, ético e moral; e fisicamente no fim da sua passagem terreste. Hoje temos uma noção crítica muito precisa de que isso afetou tudo, não apenas a humanidade, mas a própria natureza.
O livro publicado recentemente da biografia de António Guterres, Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, católico romano convicto e praticante, tem um título que mexeu comigo e que, no meu entender, está de acordo com o que a Bíblia nos mostra: “O Mundo Não Tem de Ser Assim”. Existem muitas razões que suportam biblicamente a afirmação:
- Deus é o Criador e Sustentador de tudo o que existe.
- O Antigo Testamento, dado antes da vinda de Jesus Cristo, contém várias orientações sobre o cuidado da natureza e da sociedade, de que destacamos o dia de descanso, o ano de descanso e o jubileu que ia muito mais longe de forma radical para o equilíbrio social da nação.
- Jesus Cristo agiu em amor, graça e poder curando enfermos, acalmando tempestades, alimentando multidões, trazendo à vida mortos e, acima de tudo, perdoando em linha com o que recentemente ouvi numa canção, mais ou menos assim, enterra o passado para o futuro possa desabrochar. No sentido do evangelho, de um homem novo e de uma sociedade nova, a Igreja. “Então eu, o rei, direi aos que estiverem à minha direita: ‘Venham, filhos felizes do meu Pai, para o reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo. Porque tive fome e deram-me de comer; tive sede e deram-me água; era estranho e convidaram-me para vossas casas; andava nu e vestiram-me; estive doente e cuidaram de mim; estive na prisão e visitaram-me.’
Esses homens justos perguntarão: ‘Senhor, quando foi que alguma vez te vimos com fome e te demos de comer ou com sede e te demos de beber? Ou, sendo um estranho, te hospedámos ou, estando nu, te vestimos? Quando te vimos alguma vez doente ou na prisão e te visitámos?’ E eu, o rei, lhes direi: ‘É realmente como vos digo: quando fizeram isso a um destes meus mais insignificantes irmãos, a mim o fizeram!’” (Mateus 26:34-40 – O Livro).

- A contribuição das muitas igrejas espalhadas à face da terra vai precisamente nessa linha. Sociedades e culturas transformadas por homens e mulheres que em Jesus nascem de novo, para uma nova vida que integra o trabalho, as relações sociais e de trabalho, a produção agrícola, a dignidade humana, a justiça e a equidade. Ainda há muito para fazer, mas preparamo-nos para o além intervindo segundo os valores éticos bíblicos adorando e louvando a Deus no cuidado para com o próximo. Leiamos os evangelhos, os Atos do Espírito Santo, e as cartas escritas bem como o livro da revelação do processo que culmina com novos céus e nova terra.
Terminamos com as palavras que o apóstolo Paulo aprendeu e registou do Espírito Santo: “Com efeito, considero que aquilo que somos chamados a sofrer agora nada é comparado com a glória que ele nos dará mais tarde. Porque toda a criação espera com ardente esperança esse dia futuro em que Deus dará a conhecer os seus filhos. Nesse dia, tudo aquilo a que o mundo ficou sujeito por causa do pecado desaparecerá. E todo o mundo à nossa volta participará da gloriosa liberdade que os filhos de Deus hão de desfrutar em relação ao pecado.
Porque sabemos que a própria natureza espera até agora esse tão grande acontecimento, como se estivesse com dores de parto. E até nós, os cristãos, ainda que tenhamos em nós o Espírito Santo como um antegozo dessa glória futura, também como que gememos para ser libertados da dor e do sofrimento. Nós também esperamos ansiosamente por esse dia em que Deus nos concederá, enfim, todos os direitos como seus filhos, incluindo novos corpos. Nós somos salvos em esperança. Quando se está a ver aquilo que se espera isso não é esperança, pois que esperança existe em estar já a ver aquilo que se espera? Mas quando esperamos o que ainda não vemos, esperamo-lo com paciência.
Semelhantemente, o Espírito nos ajuda na nossa fraqueza. Porque não sabemos o que devemos pedir, nem como pedir, mas o Espírito pede por nós, com gemidos tais que não há palavras que os possam exprimir. E o Pai, que conhece todos os corações, sabe na verdade o que o Espírito pretende ao interceder em nosso favor, em harmonia com a vontade de Deus.” (Romanos 8:18-27 – O Livro).
Samuel R. Pinheiro

https://samuelpinheiro3.wixsite.com/omelhordetudo